Zaira Dias, a chef de cozinha

 


Zaira Dias, a chef de cozinha que nasceu brilhando em Sorocaba.

 

O artigo desta semana no Jornal Ipanema segue a linha que aprendi com o saudoso Benedito Pagliato e o seu filho Kiko, em reconhecer os valores humanos e profissionais daqueles que se dedicam à família, ao trabalho e ao engrandecimento de Sorocaba, Votorantim e do Brasil. Vou destacar uma família sorocabana que, mesmo neste tempo difícil da pandemia do Covid-19, mantém unidas a inspiração da mãe e dos filhos no exemplo deixado pelo pai Neto Chaves.

Dia 21 de setembro, data comemorativa do aniversário natalício da Zaira Dias, milhares de mudas de árvores foram plantadas no Brasil. Nesse dia, celebrado como o Dia da Árvore, a Zaira reuniu os filhos, noras, genro, netos e família do Luciano, Manoella e Carina  para cantarem os parabéns a você e festejar os seus 71 anos de plena felicidade. Só faltou o amor maior do Neto Chaves que lá do céu acompanhou com as orações da Zaira a sua gratidão de vida eterna. A Zaira faz parte das minhas ótimas lembranças dos anos 70. Se há alguém que nasceu com o dom iluminado para ser especialista em gastronomia é a Zaira Dias. Centenas de casamentos comemorados com o Buffet Balaio, que ela e o marido Neto comandavam, incluindo aí o da minha filha. Foram os mais comentados da cidade. Sempre impecáveis na educação com os convidados e prestativos com os noivos, eles se esmeravam nos detalhes do cardápio e apresentação visual nas belíssimas mesas decoradas.

Os clubes de Sorocaba organizavam eventos com os seus associados e programavam almoços e jantares com a coordenação de Neto e Zaira. Os dirigentes sabiam que o sucesso estava garantido. Empresas e corporações tinham as suas inaugurações e festividades com convidados, lá estava o casal à frente de sua equipe para deixar tudo perfeito. Na época em que eu trabalhava no Grupo Pagliato, na gerência de Comunicação, os irmãos Luiz e Benedito Pagliato tinham o maior respeito pelos serviços prestados pelo Buffet Balaio em suas empresas. Na Siderúrgica Aparecida, onde também trabalhei na área de eventos corporativos pude contratar o casal Neto e Zaira para almoços e jantares, chegando a atender em festa de final de ano, cerca de cinco mil pessoas.

Infelizmente, o tempo infalível que passa rápido, leva as pessoas queridas da nossa convivência, como foi o caso prematuro do amigo Neto Chaves. No dia da sua despedida entre nós, nas orações, agradeci ao Neto pela amizade e seu exemplo de vida de dignidade para com as pessoas. Ele cumpriu a sua missão neste mundo. A Zaira e seus filhos continuam a jornada, em novos rumos profissionais, mantendo o principal que é a linha de conduta, qualidade e apresentação única de seus saborosos pratos. A nova fase da chef Zaira atuando através das redes sociais e de eventos nos leva a continuar acompanhando o seu histórico caminho de sucesso. Contato com a Zaira no e-mail: agendabalaio@gmail.com ou na sua página Zaira Dias do Facebook.

 

Arte: VT

Vanderlei Testa Jornalista e Publicitário escreve no Jornal Ipanema aos sábados e em suas redes sociais. Contato: artigovanderleitesta@gmail.com

 

Comentários