Encontro de amigos da Aparecida e CFO


 Amigos da Aparecida e Curso Ferroviário em Confraternização
Neste artigo a presença dos amigos da Siderúrgica Aparecida, Curso Ferroviário,  CEI Vila Progresso, Colégio Santa Escolástica, ADCE e Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

Dia 6 de dezembro, foi dia de festa para os antigos ferroviários, alunos da Escola Profissional Gaspar Ricardo Junior, formados em 1964. Eles se reuniram à noite na área de lazer da casa do Adilson Ribeiro “Chinho”, na av. Joaquim Silva. Há meses que o grupo organiza os detalhes do encontro sob os cliques diários dos colegas de classe. O tempo passou e cada um dos alunos seguiu sua carreira profissional e muitos se aposentaram. Tem o Roberto “Turquinho” em São Paulo, capital, há cinco décadas. O Menegon em Manaus e o Carlos Cesar  Banietti, há 50 anos morando em São Paulo e viajando pelo mundo. A amizade dos tempos do ginasial sempre é uma lembrança nas histórias de vida das pessoas. O encontro deste dia 6 de dezembro ficará na memória de cada um. Muita risada em relembrar os professores e as “aprontadas” que tiravam os mestres do sério. Eram dois turnos de escola. De manhã, estudo e a tarde a prática das oficinas dentro da Estrada de Ferro Sorocabana. Havia especialidades, como ajustadores, torneiros, eletricistas, marceneiros e outras qualificações. O chamado Curso Ferroviário antecedeu o que é hoje o Senai, em qualidade e preparo dos alunos.  Nomes, como os dos professores Antonio Coelho e de seu irmão Osvaldo Coelho, de saudosa memória foram lembrados na roda dos amigos.


Também dia, 6 de dezembro, por coincidência os ex-funcionários da Siderúrgica Aparecida e Villares, tiveram seu encontro com mais de 50 participantes. A reunião familiar aconteceu à noite em uma churrascaria com lembranças dos anos 60 em diante até 1990. Considerada uma grande empresa na época com mais de dois mil empregados, a Siderúrgica foi um ícone industrial do Brasil. A convivência da turma de amigos sempre existiu pelas redes sociais, num elo de confiança, unindo como uma corrente os elos de cada um dos integrantes do grupo. A chegada do final do ano e as confraternizações trazem esses momentos de convivência. Ainda bem que o ser humano não perdeu a identidade da amizade. Se a tecnologia ajuda a comunicação, como em grupos de WhatsApp, a presença física, no entanto, aproxima olhares e sentimentos. Uma das entusiasmadas organizadoras do grupo a Marisa Schechtel  e sua equipe conseguiu agrupar mais de  cinquenta participantes em quatro horas de confraternização e alegria. Foi uma noite inesquecível  este 14º Encontro.


Na semana passada as alunas e alunos dos tempos de primeira fase do Colégio Santa Escolástica passaram horas revivendo suas infâncias e adolescência. Durante anos levei minha filha Camila nessa instituição de ensino. Ao ver as fotos do encontro com suas amigas, pude também reviver o quanto as meninas cresceram, muitas delas já casadas e com filhos.

E os participantes do Conselho Arquidiocesano de Pastoral que realizam um trabalho importante nas paróquias e Movimentos tiveram o seu encontro de confraternização em Sorocaba.  O evento ocorreu no CAP esta semana.

Já no dia 10, outro grupo de professoras aposentadas e colaboradoras da CEI da Vila Progresso terá o seu encontro de confraternização a ser realizado em uma pizzaria. São décadas de amizade entre esse grupo de educadoras que diariamente conviviam horas de dedicação no ensino às crianças.
Foto 6: Professoras aposentadas da CEI de Vila Progresso desde 2002 no primeiro encontro

No dia 11 de dezembro também haverá o encontro de confraternização dos associados e diretores da ADCE Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas. Será realizado no Centro Familiar de Solidariedade NS Rainha da Paz-CEFAS, em Sorocaba. Desta vez a alegria será a presença das mais de noventa crianças atendidas pela entidade.
E a turma de colaboradores onde trabalho também se encontrou neste dia 5 de dezembro para um almoço de confraternização.

Certamente neste sábado e durante a semana também estarão acontecendo outras confraternizações de amigos de escola ou de trabalho.  Envie o seu comentário em nossa página e mande fotos do seu encontro aqui www.facebook/artigosdovanderleitesta

Vanderlei Testa jornalista e publicitário escreve aos sábado no www.facebook.com/artigosdovanderleitesta e no www.jornalipanema.com.br/opiniões


Comentários