A origem do Ibiti do Paço em Sorocaba


Recebi um verdadeiro documentário escrito pelo João Batista Castanho Sobrinho, amigo de trabalho e de família de longa data, desde 1973. Ao iniciar a sua leitura, conheci muitas histórias de pessoas e de fatos ligados a Sorocaba. Garimpando cada detalhe, começo por um fato curioso. Todos sorocabanos conhecem através dos anos o nome Ibiti do Paço. É um residencial na cidade que abriga centenas de famílias. Com certeza, no entanto, desconhecemos a origem desse nome. Se onde surgiu? Como jornalista e admirador de citações eu gosto de garimpar. O nome Ibiti vem do tupi-guarani e significa literalmente “terra empinada”, a palavra monte, como falamos de um lugar de saliências de terra. Também vem dai do Ibiti, nebrina. E outras definições sem muitas novidades, já que os dicionários e o Google podem citar essas definições em um clicar de botão.



O que relato agora, não está em nenhum lugar, a não ser nos levantamentos escritos do amigo João Batista e engenheiro formado pelo ITA, com quem trabalhei em período de 15 anos na Siderúrgica NS Aparecida. Certo dia o empresário sorocabano Fernando Stecca Filho, que também conheci em Sorocaba, foi visitar o Monsenhor Luiz Castanho de Almeida, tio do João Batista Castanho. Ele era o padre que morava na rua Rui Barbosa no casarão do atual Instituto Histórico. Historiador nato, o padre de batina surrada preta, botinas e de uma humildade e simplicidade usava o pseudônimo de Aluísio de Almeida em seus inúmeros livros publicados com incríveis histórias da sua Guareí e de Sorocaba. 


Naquele dia o empresário desejando criar um nome ao lançamento de um residencial na cidade, ousou perguntar ao padre e historiador, que nome daria ao local. Monsenhor Castanho, no seu jeito calmo e sábio, fechou os olhos um instante, pensou e perguntou: “lá venta muito ou é só brisa?” Ao que o Fernando Stecca, respondeu: “ventinho fraco”. “Hummm”, disse o padre: “IBITI”. Com certeza, ele como historiador foi buscar na língua indígena o Ibiti. Grato pela resposta e sem saber do sucesso que o aguardava como negócio, Stecca agregou a palavra Paço, em homenagem a nova sede da Prefeitura Municipal do Alto da Boa Vista. O loteamento Ibiti do Paço seria implantado nessa região de montes, lugar alto, de Sorocaba.




No www.blogvanderleitesta.com, Página Artigos do Vanderlei Testa e demais locais onde escrevo,  estarei contando mais histórias do livro Três, Coleção “Guareí, nossa vida e raízes”. Estou estou lendo e separando as inspirações de temas que centenas.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário




Comentários