Fatos e Fotos com os colunistas sociais

 




 Um dos primeiros contatos que tive em uma redação foi com a colunista social, a jornalista Hélia Neves Fernandes. Foi em 1974. Aprendi muito com ela. Era determinada e uma pessoa incrível em sua profissão. Sua Coluna Social no Jornal Cruzeiro do Sul era um sucesso na sociedade sorocabana. Posteriormente conheci a colunista Guyma Baddini que também se dedicava a escrever os eventos da cidade com seu jeito todo especial em destacar as festas. Isso nos anos 60 com as influências sociais de uma década romântica em Sorocaba. No passar dos anos as colunistas sociais Eliane Leme e Nesa Nunes do Diário de Sorocaba seguiam com suas notícias dos clubes e casamentos. Lembro aqui dos amigos Sérgio Vinicius e do Claudio Grosso em anos de jornalismo social destacando os principais acontecimentos do Ipanema, Sorocaba Clube, Recreativo e Clubes de Serviços. A escola da Coluna Social do Diário contou com o jornalista e hoje o magistrado José Elias Themer.




Faz parte da minha homenagem a jornalista Angela Fiorenzo, uma das colunistas sociais na imprensa sorocabana que continua atuando em redes sociais com a sua página www.jornalrol.com.br . A Sonia Gonçalves é uma colunista social que acompanho há anos. Ela se destaca com o seu Programa Giro Social, bem como o Jorge Afeich, responsável atual do Social do Diário de Sorocaba.

Dedico um tributo especial à colunista social Eloisa Elena. Deixou saudade a sua partida tão jovem. Excelente amiga e profissional, contribuiu muito como diretora à Associação Sorocabana de Imprensa.

Homenagem também a Gaby Camargo, Paulinho Godói, Jack Catena, Luciane Fernandes, todos esses colunistas que foram ícones em suas colunas dos jornais que trabalharam.

Neste artigo que escrevo revivendo alguns dos nomes de jornalistas sociais de Sorocaba, encerro com um breve histórico do colega de redação Manuel Garcia da Coluna Presença, do Cruzeiro. Jornalista formado na Faculdade Casper Libero, tem uma carreira vitoriosa. Passou por veículos de Comunicação, como: Rede Band e TV Gazeta. Manuel nasceu em Sorocaba em plena rua Dr. Braguinha. Filho dos espanhóis Rosicler e Manoel Garcia Ortis conquistou seu nome de batismo pelo nome do pai e, em lembrança da cidade que acolheu os pais na chegada ao Brasil em sua imigração: São Manuel.


Manuel Garcia tem surpreendido os leitores neste tempo de pandemia, sem a realização de festas em clubes, com páginas de entrevistas, retrospectivas de imagens antigas da cidade, interatividade com os leitores, tudo dentro de uma criatividade que admiro aos profissionais quem pensam “fora da caixa”. Ele mesmo costuma afirmar: “a Coluna social é uma grande vitrine para quem quer ser visto e lembrado para a eternidade”.

Citei aqui alguns profissionais jornalistas que convivo com suas histórias de vida. Muitos outros profissionais assumiram na imprensa sorocabana, em mais de 100 anos de existência, uma nobre missão de escrever e registrar os fatos sociais que marcarão para sempre a história das pessoas.


Vanderlei Testa jornalista e publicitário escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br/opinioes e www.blogvanderleitesta.com e www.facebook.com/artigosdovanderleitesta

Comentários