Carlo Acutis, patrono dos internautas

 


Carlo Acutis, patrono dos internautas

 

A vida de Carlo Acutis tem sido revelada nos canais digitais da internet com milhões de acessos em páginas que relatam a sua história. O menino Carlo, nasceu há 29 anos em Londres, Inglaterra, em três de maio de 199.  Morou desde a sua infância com os pais na Itália. Ele será beatificado pelo papa Francisco no próximo sábado, dia 10 de outubro. Carlo faleceu aos 15 anos de idade de leucemia, em 12 de outubro de 2006, em Monza, Itália. Desde os seus primeiros anos de vida, Carlo Acutis manifestou um diferencial de comportamento humano que impressionava amigos e familiares. Era devoto de Nossa Senhora e orava o Terço diariamente. Frequentava as missas todos os dias e ficava um grande tempo junto ao Sacrário adorando o Santíssimo Sacramento. Ele dizia aos amigos da escola que o seu maior projeto de vida era estar sempre com Jesus.

Carlo Acutis teve uma vida normal em brincar, estudar, estar na internet e reunir colegas em jogos de futebol, passeios, eventos e viagens. Seu desejo único de viajar e estar feliz resumia em uma cidade do coração: Assis. Essa cidade italiana fascinava Carlo com o seu Mosteiro de São Francisco. Era tão especial que ele desejou ser enterrado nessa cidade. E foi em seis de abril de 2019 que teve seu desejo atendido, com o seu corpo transladado para a Igreja de Santa Maria, em Assis.

Com a sua inteligência cibernética criou um site dedicado à vida dos santos, divulgando ao mundo as suas histórias de vidas.  Carlo atraia milhares de jovens para conhecerem aqueles personagens cristãos, santificados por suas atitudes de amor. Ele mesmo, Carlo, seguia esse exemplo em primeiro lugar. Diariamente saia de sua casa para estar na rua em busca dos pobres e indigentes para levar alimentos e roupas e sapatos, do seu próprio uso. E não era nada velho ou que estava para ser doado. Ele apenas tirava dos pés os sapatos ou tênis e deixava ao lado das pessoas descalças. 

Como ele foi dotado para tudo o que estava ligado à tecnologia, os adultos formados em engenharia da computação o consideravam um gênio em internet. Produzia os seus vídeos, muitos deles encontramos no YouTube. Uma de suas especialidades de comunicação em evangelizar como jovem, estava nas edições de revistas e historinhas que desenhava e criava no computador. Tinha como objetivo chegar às mãos de jovens, crianças e idosos com suas mensagens incentivando uma autêntica esperança. Carlo Acutis vivia dizendo que todos os dias ele estava com Jesus na Eucaristia, com um diálogo amigo, levando-o para uma autoestrada para o céu.

Depois de sua morte e sepultado em Assis, com o seu corpo sendo examinado em setembro de 2020, após 14 anos, os especialistas e religiosos o encontraram em estado visível no caixão, com o seu corpo incorrupto.  Carlo Acutis consta de relatos estudados pelo Vaticano alguns casos de milagres através da sua intercessão. Ele está sendo proposto à Causa dos Santos. O caso do jovem Gabriel Terron nascido no Brasil é um deles. Ele participava de um grupo de jovens na sua cidade e seguia as postagens do Carlo. Gabriel teve uma grave enfermidade com cinco paradas cardíacas, deixando- o com o diagnóstico de vida vegetativa. Nos relatos dessa cura milagrosa obtida com a intercessão das orações ao jovem Carlo, Gabriel disse que nem os médicos especialistas que testemunharam o fato conseguem entender o ocorrido da sua cura. O padre Marcelo Tenório, que acompanhou o jovem em sua enfermidade é uma das testemunhas do ocorrido.  A própria mãe do Carlos Acutis quando soube do milagre, afirmou que o filho nunca foi ao Brasil, mas teve uma ligação muito forte com o caso da cura do jovem brasileiro. E também um fato a ser refletido é que o Carlo Acutis faleceu no dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro. Em seu quarto em Milão, ainda os pais mantém uma imagem da padroeira do Brasil, que o filho era devoto. Agora os jovens do mundo todo ligados à internet já tem o seu padroeiro. O jovem canonizado Carlo Acutis.




 

Foto: Carlo Acutis em peregrinação no Santuário de Fátima, em Portugal.

Vanderlei Testa jornalista e publicitário escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br/opinioes e no www.blogvanderleitesta.com e www.facebook.com/artigosdovanderleitesta

 

Comentários