Iniciativa em prol da vida: câncer e família

 

Iniciativa em prol da vida: câncer e família

 



Foto: capa do livro dos sorocabanos, dra Rita de Cássia e José Osmir Fiorelli

 

Uma das vantagens de escrever artigos em minha página semanal na rede social e nos jornais é a rápida comunicação entre os leitores e os temas tratados. Um deles foi sobre o site www.cancerefamilia.com.br que é fruto de uma livro publicado com autoria da médica Rita de Cássia Maciel, psicooncologista do Instituto de Oncologia de Sorocaba-IOS e coautoria do engenheiro  e psicólogo José Osmir Fiorelli, que mantém tratamento há 8 anos de câncer. Segundo o médico Gilson Delgado, diretor do IOS, esta obra tem o apoio da clínica e é um grande auxílio para leigos, doentes e seus familiares.

Os livros podem ser encontrados fisicamente à venda nas livrarias virtuais e  lidos através dos links do Blog e do site. O Câncer e Família- Mitos e Realidade atrai a atenção na chamada do site, para que os leitores interessados possam melhorar a qualidade de vida, antes, durante e após os tratamentos. Conhecemos na leitura que são mais de duzentos tipos de câncer e cada um deles interfere na vida pessoal, profissional e social dos pacientes. O conhecimento obtido com a publicação do trabalho técnico e experiência pessoal dos autores tem possibilitado a tranquilidade dos tratamentos, em especial do emocional de cada pessoa.

Sobre os temas abordados na implicação do câncer, o álcool é um inimigo poderoso, bem como o tabaco. A leitura levará o leitor a conhecer e conviver com os danos proporcionados pelo câncer. O lado bom da história, segundo os autores, é o retorno à vida depois da experiência pessoal dos pacientes em longo período de desafios e incertezas. A adaptação às novas condições de viver e os cuidados e tratamentos necessários, no entanto favorece uma qualidade de vida positiva.

Vale a pena conhecer esse trabalho disponível gratuitamente no site e blog, sendo um aliado importante nos dias atuais, onde a pandemia do Covid-19 isola as pessoas em casa e as fazem reféns de contato social na troca de experiências. Pessoalmente conheço amigos com câncer em situações parecidas com outros infectados, como no caso da próstata, que se entreajudam incentivando a lutar com esperança e fé em Deus e na medicina para as suas curas.

Parabéns aos autores e ao médico oncologista Gilson Delgado que fez o prefácio da obra,  pelo importante reconhecimento desse trabalho educativo proporcionado pelo livro e pelo site e blog cancerefamília. O livro pode ser encontrado no site da Amazon.com.

 

Vanderlei Testa jornalista e publicitário escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br e no www.facebook.com/artigosdovanderleitesta e www.blogvanderleitesta.com

Comentários