O Papa Francisco no Iraque e a prosa do dia com otimis

 


Você acorda no sábado e vai ler as mensagens da sua rede social. Vê notícias dos seus amigos e de outras pessoas postando as suas vaidades pessoais. Há as críticas aos governantes e elogios aos aniversariantes do dia. Acompanha o aumento do preço do combustível, a viagem do Papa Francisco ao Iraque, numa primeira e arriscada missão de um pontífice ao país. Acompanha os jogos do final de semana e fica na torcida. Toma o seu café da manhã.

O que mais te impressiona são os números de contaminados e mortos pelo coronavírus. Se já teve um familiar envolvido nessa triste realidade mundial do COVID, alerta os amigos para usarem máscaras e o distanciamento social. Enquanto  isso, o nosso cérebro que é sensível, acumula informações e sentimentos. Duas horas depois de levantarmos estamos com o “tanque cheio de combustível de notícias”. Se você é um ser humano normal, vai absorver tudo e filtrar. Se não for, o pânico aumenta, angústia e depressão aumentam com o passar do dia. Principalmente se você é dono de um negócio e precisa fechar durante os próximos quinze dias da fase vermelha. Contas para pagar, empregados parados e sem luz no final do túnel. Em 17 de março de 2020 fechei as portas do meu escritório. A partir dessa data somente trabalho online. É como uma avalanche que desce a montanha sem esperarmos.  Entre mortos e feridos sempre se salva alguém.

Esta prosa deste artigo do Jornal Ipanema, minhas páginas da rede social e blog servem para colocar tudo no prisma do otimismo virtual.  É a esperança que tudo passa e sobreviveremos. Não tenho a receita, mas aprendi a começar o dia, pela minha convicção religiosa católica a iniciar o dia com a missa celebrada cedinho na TV Aparecida, diariamente às 6h40 ou às 8h no canal do YouTube da Paróquia NS do Brasil, ou no Canal YouTube com o Rosário e a missa celebrada por Dom Julio Endi Akamine e padre Manoel.

Ouvir e participar atento as mensagens do evangelho do dia é a melhor opção que encontro para fortalecer o que vem pela frente nos noticiários. É o meu testemunho que vale a pena investir o nosso tempo em “encher o tanque com a gasolina aditivada” da Palavra Divina. Imagino que se não fosse isso o Papa Francisco não teria energia espiritual para enfrentar na sua idade uma viagem ao Iraque e principalmente passar pelos riscos da violência que assola esse país tão sofrido pelas guerras políticas e desumanas do egoísmo.

Um ótimo final de semana! E se for incrédulo, pelo menos acorde neste sábado e agradeça pelo ar que está respirando pela graça de Deus.

Vanderlei Testa jornalista e publicitário escreve aos sábados no Jornal Ipanema e no www.blogvanderleitesta.com e www.facebook.com/artigosdovanderleitesta

Comentários