Dia dos Pais movimenta os filhos com presentes e amor

 

Dia dos Pais movimenta os filhos com presentes e amor



O segundo domingo do mês de agosto, tradicionalmente é celebrado o Dia dos Pais. Em Sorocaba e Votorantim, cidade onde está instalado o Sistema Ipanema de Comunicação, a movimentação de filhos em busca de presentes aos pais é intensa. Isso porque um dos maiores shoppings localiza-se na divisa das duas cidades. As centenas de lojas do centro e bairros de Sorocaba e Votorantim também acolhem os consumidores de última hora. Neste ano a expectativa devido a pandemia estar sendo mais controlada, é que os habitantes saiam de suas casas logo cedo. Além das tradicionais camisas, cintos, calças, lenços, meias, gravatas, agasalhos, teremos a tecnologia invadindo os pacotes de presentes. Celulares e produtos eletrônicos sempre estão na lista dos mais vendidos nos últimos três anos nesta celebração aos pais. Já os pais se encarregam de receber os seus filhos em casa ou levá-los a um restaurante com a presença da família.

O tempo muda os costumes. Conversando com alguns filhos e pais, concluímos que o Dia dos Pais tomou um rumo diferente do início dos anos 2000. Em 21 anos até esta celebração o que mais mudou foi a redução de presentes convencionais. Talvez até pela ausência de alternativas no comércio, os filhos que pesquisei contaram que hoje em dia eles têm muito menos dinheiro disponível para gastos. O desemprego ajuda essa posição.

Como este tema é humano e creio que o amor dos filhos supera os presentes, relembro alguns pais que conheci e seus filhos que revivem em minha memória esse sentimento nobre de respeito aos pais. O pai Antonio Gâmbaro, de cinco filhos, estaria comemorando em 5 de agosto, 105 anos de idade. Junto com o meu pai Ernesto, formaram uma amizade que superava o vínculo de cunhados. O filho Ivo Gâmbaro recorda com carinho dessa data. Ivo e os seus irmãos Rui, Ari Sérgio, Ana Maria e a saudosa Léa, são os filhos de Antônio Gambaro e Chiara Testa Gambaro. Os familiares dos Neves, como os três filhos de Marcos Neves, a Thais, Rafael e André, celebram com o pai uma amizade que une raízes de amor e respeito. São felizes e buscam a cada dia fortalecer esse relacionamento iluminado pela crença maior de gratidão pelo dom da vida. Francisco Amorim Netto, 90 anos, é pai do Chico Amorim, Luiz Alberto, Francisco Carlos, Rosmari e Marcos Wanderlei. Todos estarão juntos em fraternidade cristã neste Dia dos Pais. A Rosangela Ferreira é filha de Antonio Ferreira, com 87 anos. Com os irmãos Antonio Carlos, Claudinei, Rita Cássia, Regina Fátima, Rosana Aparecida, Rosangela, eles comemoram esta data com o pai, agradecendo por tudo o que receberam como generosidade da sua vida dedicada à família. Selma Ribeiro, filha de Carlos Ribeiro, com 84 anos, só tem palavra de bênção pelo pai que a ama muito e é retribuído com o seu amor de filha.

O jornalista e produtor de eventos, Will Batista, amigo de longa data, enaltece o pai Alberico Dias Baptista, em seus 86 anos de idade, por seu testemunho de vida. Os seus irmãos Wagner, Willian, Wlademir, Sandra, Solange, Simone e Sueli, complementam essa alegria do exemplo do seu Alberico em transmitir a eles uma educação e formação humana exemplar. Luiz Lucchesi Filho com 84 anos é um pai que conheço como batalhador e entusiasta da vida. Os seus filhos Luiz Otávio Nobrega Lucchesi, Maria Isaura Nobrega Lucchesi, Maria Isabel Nobrega Lucchesi são unânimes em afirmar o valor do pai como um presente em suas vidas.

Nice Martins é filha de Casimiro Garcia Martins, 87 anos. Seus filhos, Ademir Garcia, Claudemir Garcia Moreno, in-memorian, Cleide Maria Garcia Moreno, Cleonice Garcia Moreno e Eunice Garcia Moreno, a Nice Martins, formam esta família que enobrece Sorocaba. E lá de São Bernardo do Campo, Alberto Barreiros, pai da professora Rosa Barreiros, da Silvia, da Cristina Maria e Luciana Barreiros terá no Dia dos Pais a presença dos filhos comemorando com uma taça de vinho da sua produção artesanal. Com 98 anos de idade, Carlito Pinto de Souza, lúcido e amoroso, sorridente e transmitindo paz aos filhos Carlos Pinto, Jussara e Iara, caminha aos 100 anos como um ícone de tenacidade e sabedoria. Alexandre Wodevotzky não tem pai vivo, mas um tio que é um verdadeiro pai na sua vida.

Um pai atleta da cidade de Sorocaba, com 106 anos de idade e modelo de esportista em muitas modalidades é o Toniquinho Fonseca. Quatro atletas que representaram o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio não estarão na cidade para comemorar com os seus pais, mas já se manifestaram nas redes sociais, imprensa e por telefone as suas mensagens de amor e gratidão pelo Dia dos Pais. Abner Ferreira, Boxe, Ana Beatriz, Vôlei, Brenno, Futebol, Priscilla Stewaux, Ciclismo BMX.

 

Aos pais e filhos, um Dia dos Pais repleto de alegria!

 

Vanderlei Testa jornalista e publicitário escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br/opiniao  Contato:artigovanderleitesta@gmail.com  

 

 

Comentários