A Semana Santa é uma oportunidade de refletir na vida

 

A Semana Santa é uma oportunidade de refletir na vida

 





foto Vanderlei Testa

 

A cada ano que passo eu sinto na Semana Santa uma oportunidade para refletir na vida. Talvez para muitos leitores, com certeza, é apenas uma semana igual às outras e aproveitam o “feriado” para viajar e passear. O entendimento do que se passa na vida de quem se assumiu como cristão católico deve ser diferente. A Semana Santa como as demais que vivenciamos, começa no domingo de Ramos e segue com a liturgia diária que conduzirá à quinta-feira da Ceia do Senhor. Na sexta-feira da Paixão, a morte de Jesus na cruz. O sábado da Vigília Pascal e o domingo de Páscoa, onde se celebra a ressurreição de Jesus. Explicando um pouco de cada dia, vamos ao dia 14 de abril de 2022 da Semana Santa a ser celebrada. Há a ceia festiva onde Jesus inicia com a consagração do pão e do vinho a sua presença Eucarística. Há dois mil anos essa cena é repetida nas missas pela ação do Espírito Santo, com a transubstanciação do pão no Corpo de Cristo e o vinho no Sangue de Cristo.

Impossível para quem crer não se envolver com esse milagre eucarístico. Ele, Jesus, se faz presente a todas as pessoas batizadas e preparadas interiormente para recebê-Lo. Para complementar com a humildade de Jesus,  ele lava pés dos discípulos e ensina pelo seu exemplo, como o ser humano se engrandece ao ser servidor do próximo. O gesto do Lava-Pés é incrivelmente emocionante nas celebrações da Missa da Quinta-Feira Santa. Já tive a felicidade de passar por essa experiência.

Na Sexta-Feira da Paixão do Senhor, é um dia que os católicos se propõem ao jejum e abstinência, em respeito a Jesus que assumiu a cruz por fidelidade à missão que o Pai lhe confiou. Nesse dia, o altar fica sem velas e toalhas até o rito da comunhão. O silêncio interior faz parte do começo ao final da celebração, tendo destaque a cruz que é exposta, adorada e aclama àquele que deu a vida pela humanidade.

O sábado da Vigília Pascal é marcado pela cerimônia do fogo novo e a procissão do círio pascal e  proclamação da Páscoa. Será realizada em todas as igrejas católicas na noite do próximo dia 16 de abril neste ano. Acontecera a celebração da luz, liturgia da Palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística.

Sem nada a ver com chocolates e ovos, o domingo da Páscoa significa passagem de Cristo da morte para a vida. A Páscoa da Ressurreição. Devemos comemorar em família essa data, louvando a alegria da Páscoa.

Aos leitores do jornal Ipanema uma santa e feliz Páscoa!

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lucas Lolata vence desafio

Gilson Delgado atuou com foco no ser humano