Encerramento da Festa de Pentecostes no jardim Saira

 

Enid e Damasceno, bandeira "mãe" 

O amor pelo Divino Espírito Santo e o jeito mãezona e paizão da Enid e Damasceno se tornou presente na Festa do Divino da Comunidade do jardim Saira.  No dia 5 de junho aconteceu o encerramento da participação dos festeiros com as suas  bandeiras na missa presidida pelo padre Washington Ribeiro. O ato litúrgico de Pentecostes celebrado em quatro missas pelo sacerdote que é pároco da Igreja matriz de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças e responsável pela Comunidade do Divino Espírito Santo, foi emocionante. Volto aqui a destacar o casal Enid e Damasceno, que há anos levam a bandeira “mãe” do Divino em visitas as casas, comércio, escolas e onde são chamados a participarem. Os festeiros neste ano passaram por 1471 casas durante o período dos 50  dias que antecederam Pentecostes. Fico impressionado de testemunhar a fé e a disponibilidade de tempo dedicado pelo casal Enid e Damasceno em décadas de serviços à comunidade do Divino. Apesar da idade e de merecerem um descanso eles sempre estão disponíveis com muito amor aos chamados da comunidade. Neste domingo, 5, participaram das missas das 7h, 9h30, 15h e 19h, levando a bandeira mãe à frente da procissão de entrada. Eles se preocupam com todos e como amigos verdadeiros, congregam para si a simpatia e a amizade.



Uma carreata com dezenas de veículos percorreram as ruas e avenidas das comunidades até a Igreja do Divino.

Acompanhei o encerramento na missa das 19h aonde o padre Washington com sabedoria conduziu cada momento com a liturgia dedicada à Pessoa do Espírito Santo. Os cânticos, Palavra, homilia e comunhão eucarística às centenas de pessoas, foram complementados com a procissão de velas pela praça ao redor da Igreja. Uma cerimônia na frente com a bênção final e motivada pelo descerramento da bandeira do mastro e distribuição das roscas do Divino, tocaram o coração dos fiéis, das comunidades de São João Batista, NS de Lourdes, São Tiago, São Judas Tadeu, Divino e NS Medianeira.



Marcos e Elaine, coordenadores da Comunidade do Divino estão de parabéns pela organização. O casal Laura e Anderson foram os responsáveis pelos bandeireiros que além de realizaram as 1471 visitas em lares e comércio, arrecadaram um valor significativo para as obras sociais da igreja e alimentos as famílias atendidas nas comunidades. Uma tradição que permanece na Comunidade do Divino Espírito Santo com a unção de seu padroeiro, a quem pedimos que renovai a todos  com a sua paz e dons.

 Encerramento com animação do padre Washington



Comentários