Wilson Maciel, um empresário de sucesso em Sorocaba


 

Wilson Maciel, um desbravador do século 21 em Sorocaba

 

 

Wilson Roberto Maciel é um sorocabano dentre os 700 mil habitantes da cidade. O que o faz ser um exemplo de bandeirante do século 20 é a sua história de vida. Um trabalhador motivado pela graça de ser inspirado a realizar e fazer a diferença. Como hobby, a música sertaneja chamada de raiz caipira está na sua intimidade com a viola e no canto que gosta de entoar em frente aos microfones em festas de família. Também na sua vocação de lazer existe a vara de pescar. Um passatempo valioso na sua aposentadoria que goza atualmente aos 68 anos. Sentado frente aos rios e lagos, Wilson fica admirando a natureza e relembrando o seu passado vitorioso. O jovem Wilsinho com apenas 13 anos de idade arranjou trabalho em uma loja de rolamentos. O serviço de balcão e o contato com o público foi lhe fornecendo experiência e conhecimento. Wilson sempre foi fiel aos seus patrões e se dedicava ano após ano na sua missão profissional. Ele ficou 25 anos em serviços diários nesse comércio sob a gestão do amigo Ditinho.

Já comemorando o seu jubileu de prata de trabalho, com 38 anos de idade, decidiu abrir o seu próprio empreendimento no ramo que dominava. Para isso, conversou com a família em longas noites que misturavam preocupações e desafios, mas, com fé e esperança, acreditava nesse passo decisivo. Era o mês de julho de 1987, há exatamente 35 anos.

Hoje recordando daquela época, Wilson tem gratidão no seu coração pelo apoio recebido para iniciar a sua nova empreitada através do seu irmão Moisés Maciel, do amigo colaborador Vanderlei Zafalon e da amiga Lúcia, colaboradora da área financeira. A sua esposa Elizabete Buglia Maciel foi fundamental com o suporte emocional à difícil decisão do marido em criar a sua própria representação comercial.

Em um espaço reduzido em uma sobreloja no jardim Faculdade, Wilson Maciel iniciava a sua loja com os recursos das economias da poupança da família. Cada centavo tinha que ser bem aproveitado para obter os resultados desejados. O escritório do Wilson tinha apenas três cadeiras, uma máquina de escrever, pequena mesa, armários e prateleiras para os poucos produtos de rolamentos que iria revender. No passar dos tempos, com novas admissões de fornecedores, amigos clientes que confiaram na sua integridade de negócio, ele viu crescer a sua representação de marcas famosas no segmento do Brasil. O nome Rolwilson se tornou uma referência nacional.

O lado bonito e especial desta história humanizada foi a chegada à empresa das filhas de apenas 12 anos, Fabiana e Juliana e, posteriormente, a filha Tatiana com 18 anos. A família reunida em torno do mesmo objetivo de trabalho árduo e com a cumplicidade na missão de fortalecer o sonho do pai e mãe, possibilitou as três filhas as condições necessárias para passarem a ser a alavanca do crescimento da empresa. Unidas, como ao alicerce fincado em rocha firme de um casamento feliz e saudável, a Rolwilson cresceu e permanece hoje sob a gestão da família Maciel através da filha Juliana, do genro Adriano e dos netos Yago, Bia e Lucas.

E lá na beira do riacho com suas tralhas de pescaria e o som das músicas sertanejas o patriarca Wilson respira o ar da natureza ao lado da sua amada Elizabete, com os seus 48 anos de sacramento do matrimônio. Uma aliança de amor que une todos na sublime lição um dia ensinada a eles: ”Toda família é um projeto em constante crescimento e aprendizado: somos filhos, nos tornamos pais e até avós. Não se aprende na escola ser pai, mãe ou filho. Mas com Deus, podemos ser guiados e darmos passos firmes em cada momento da nossa vida, seja no lar ou no trabalho”. Essa é a regra de sucesso no sonho real daquele mocinho de 13 anos que um dia foi pedir emprego de balconista ao Ditinho. A vida do jovem Wilson tem a formação dos pais Celicia Maciel

(dona Alice) e Wilson Antônio Maciel que o educaram na fé e respeito ao próximo, levando-o a gratidão destes 35 anos conquistados com garra e determinação.

Neste dia 31 de julho é comemorado o Dia Internacional da Amizade. Instituído pela Organização das Nações Unidas, ONU, essa data tem o simbolismo da unidade entre os povos na busca da paz. Assim neste dia 30, a família Rolwilson reunirá em evento no Clube de Campo Sorocaba, os amigos para celebrarem a amizade conquistada em 35 anos de convivência. Eu resumo a vida iluminada desse bandeirante do século 20, Wilson Roberto Maciel nas palavras do Salmo que li no dia em que escrevi este artigo: “porque sois ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude, sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal o meu amparo”.

 

Arte: VT

 

Vanderlei Testa ( artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário escreve no jornal Ipanema

 

Comentários