Cristo Redentor: 91 anos no Corcovado

 


Os parabéns do Brasil aos 91 anos do Cristo Redentor no Corcovado do Rio de Janeiro

 

Os 91 anos da existência da imagem do Cristo Redentor no morro do Corcovado no Rio de Janeiro foram comemorados no último dia 12 de outubro. Se em Aparecida 35 mil pessoas participaram de cada celebração de missa no Santuário Nacional de NS da Conceição Aparecida, dedicado à padroeira do Brasil, na cidade maravilhosa, o morro da estátua do Cristo recebeu o Cardeal Dom Orani João Tempesta, que presidiu a missa de aniversário para cerca de mil pessoas ao redor da estatua. O ato promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro teve além da parte religiosa uma confraternização do povo com distribuição de bolo e o canto dos parabéns.

Considerado um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil, o Cristo Redentor neste mês de outubro está iluminado de cor rosa em homenagem ao mês “Outubro Rosa” dedicado à campanha de conscientização a prevenção ao câncer de mama. Estar com 91 anos de idade, desde quando construída pela iniciativa de um padre francês e levantada no ponto mais alto do Corcovado. 

Eu já fui algumas vezes visitar o Cristo Redentor, sendo a primeira vez em 1973. Naquela época havia pouca preocupação com a segurança aos turistas devido ao clima de cordialidade e acolhida dos cariocas. Agora, em 2022, 49 anos depois, outro quadro turístico abrange esse local com o fluxo de pessoas assustadas  as  balas perdidas na cidade maravilhosa.

Considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor tem o registro histórico da sua concepção em 1859, quando o padre lazarista francês Pierre-Marie Boss, da Igreja do Colégio Imaculada Conceição, teve o sonho de construir um monumento religioso no alto do Monte Corcovado.. O padre registrou essa ideia no livro “Imitação de Cristo”, de 1903.

 

“Os criadores do Cristo Redentor são o desenhista Heitor da Silva Costa, o pintor Carlos Oswald e o escultor Maximiliam Paul Landowsky, que esculpiu a cabeça e as mãos do monumento”.

O Cristo Redentor encontra-se de braços abertos, formando uma cruz, e tem 38 metros de altura, o que equivale a um edifício de 13 andares. Desse total, 30 metros são do monumento e oito do pedestal. Cada braço tem área de 88 metros quadrados e o pé mede 1,35 metros. Somente a cabeça pesa 30 toneladas.

O monumento foi construído no Brasil, exceto a cabeça e as mãos, que foram moldadas em Paris, na França. O corpo de Cristo foi feito de pedra-sabão, que foi cortada em milhares de triângulos. Eles foram colados à mão sobre um tecido e, depois, aplicados na estátua por pastilheiros profissionais.

A única parte projetada para o interior da construção é o coração do Cristo Redentor, que mede 1,30 metros. O interior é composto por 12 platôs, ligados por escadarias, formando andares que se abrem nos braços e na cabeça. “O monumento está preparado para resistir a ventos de até 250 km/por hora”, dizem os historiadores cariocas que se orgulham do empreendimento que gera momentos diários de fé e respeito.

 

O Cristo Redentor foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931 e contou com a presença de peregrinos do mundo todo.

Programação especial de aniversário

Confira abaixo programação completa desta semana:

Dia 16 de outubro, às 19h30: Evento FAO – Segurança Alimentar – Dia 20 de outubro, às 20h: Show “Nossa Voz”, com Padre Omar e Grupo Dó Ré Mi. Dias20, 21 e 22 de outubro, das 9h às 15h: Ação de Amor do Cristo Redentor na Basílica Santuário Arquidiocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha.

 

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário

 

 

 

Comentários