Lançamento na Fundec das edições dos livros Sumiko, de Áurea Piacitelli, terá música com instrumentos japoneses e piano

  

No dia 3 de fevereiro das 18h às 20 h, será realizado o lançamento das edições do livro “Sumiko”, de autoria da escritora sorocabana, Áurea Lopes Piacitelli. O evento terá a presença do músico Matheus Bitencourt que toca instrumentos japoneses. A música Enka faz parte do seu repertório do instrumento Tsugaru Shaminsen e Minyou, do folclore japonês.  No dia 3, Matheus falará na Fundec sobre o ‘Tsugaru Shamisen’, o instrumento japonês (viola de 3 cordas). Terá também a apresentação de audição de piano com o maestro Daniel Guimarães (maestro da Fundec) e voz da cantora Fátima Silveira. O artista plástico Eduardo Lages entregará um porta retrato com ilustrações produzidas por ele na moldura frontal e, no verso, do porta retrato, uma frase da canção ‘Fascinação’, “És Fascinação, Amor ”, a música preferida da escritora.

A autora escreveu durante 50 anos as histórias relatadas em seus livros com 350 páginas em cada edição. Com folhas de cadernos nas mãos e uma caneta a então dona de casa ia anotando o que a sua inspiradora personagem japonesa Sumiko ia lhe relatando. com apenas o terceiro ano primário como estudo, Áurea viveu até os 93 anos escrevendo os seus contos reais da vida em família.

Em 2018, com o falecimento da mãe, as filhas da escritora Luciá e Leni guardaram todos os seus escritos, sem, no entanto, ler as páginas que somavam mais de mil páginas. Foi durante os anos da pandemia do Covid-19 que puderam tomar conhecimento da riqueza de anotações que a progenitora tinha registrado e que agora está na história da cultura do Brasil.

Um detalhe importante na decisão das filhas em editar os livros, é que havia nas anotações das mensagens de Sumiko, a informação da produção dos livros pelos descendentes da Áurea. 100 anos depois, estará agora a disposição do público a partir da sexta-feira, dia 3 de fevereiro em ato festivo no salão da Fundec-Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba, localizado na rua Brigadeiro Tobias, 73












Maestro Daniel Guimarães, cantora Fátima Silveira, Matheus Bitencourt, instrumentista.
Publicidade








Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com
Jornalista e Publicitário 
Escreve aos sábados no Jornal Ipanema e às terças no Jornal Cruzeiro do Sul

Comentários