Dia Nacional do Amigo

 


Dia 18 de abril  é o Dia Nacional do Amigo

 

Impossível viver em sociedade sem ter amigos ao nosso lado. A celebração do Dia Nacional do Amigo em 18 de abril é uma manifestação púbica de afeto e gratidão a quem está ao nosso lado nas alegrias e tristezas. O José Rubens Gurgel de Oliveira, com a família reunida, recebeu uma homenagem pelos 50 anos de Medicina que ele exerce como médico em Sorocaba. Um pediatra que tratou com amor os seus pacientes, desde que eles nasceram e que hoje são seus amigos na fase adulta. Como a Ivone Sacchi, bem definiu: Doutor Gurgel, excelente pediatra do meu primeiro filho e da minha primeira neta. Além de grande amigo de fé. Um dos exemplos que podemos testemunhar acontece  em velórios de amigos. Na despedida final da vida de um amigo, a solidariedade com aqueles familiares que ficam, torna-se um ato de fraternidade, solidariedade e de valor a amizade. Em aniversários, quando os amigos se reúnem para celebrar a vida, acontece algo fascinante com os abraços de parabéns. Recentemente eu vi em uma comemoração de aniversário na rede social e pude sentir de perto a animação dos convidados e das irmãs do José Augusto Gambaro Isquierdo festejando mais um ano de vida. Além dos sorrisos de felicidade, a amizade das irmãs se fazia notar como presente de alegria em estarem reunidos. O Dia Nacional do Amigo, também me faz recordar dessa data em que o Rotary Club reúne os rotarianos e seus amigos num jantar comemorativo. Um dia eu fui o convidado do rotariano Ronaldo Antunes Ferreira, do Rotary Club de Sorocaba-Leste. Sempre lembro-me desse dia Nacional do Amigo como um marco inesquecível.

A troca de mensagens nas mais variadas redes sociais, com manifestações de carinho aos amigos, certamente irá movimentar o dia 18 de abril com fotografias em viagens, abraços, lembranças de namorados que foram amigos e hoje são casados, enfim, motivação para o Dia do Amigo é que não falta.

O amigo Miguel Castilho postou mensagem ao tio Fernando, que comemora 100 anos esta semana.  Ele que é pai, avô, bisavô, e amigo de centenas de pessoas, que enviaram parabéns como a Carolina Ferreira Castilho que escreveu “doces lembranças deste tio querido. Que bênçãos vê-lo completar 100 anos”. Latifa Mohamed foi enfática em dizer: “uma bênção conseguir neste Brasil completar 100 anos, pois esse homem, Fernando,  é um livro de história. Deus o abençoe!

Elbina Bizan chega neste Dia Nacional do Amigo, de 2023, com 79 anos de idade, celebrado neste final de semana.  A filha Claudia Rogick, Berta e José Antonio Rogick e os primos Rizalva, João Batista Bisan, com os sentimentos de uma família unida na alegria, enaltecem as qualidades da Elbina, uma ‘jovem senhora’ animada pelo dom da vida, que curte a praia, as caminhadas e o esporte como fonte de energia e saúde.

Aos amigos leitores do jornal Ipanema, um abraço da redação!

 

Arte: VT

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário

 

Comentários